Ir para o conteúdo

FAQ - Q&A - Respostas para perguntas frequentes sobre PABX/URA

1- Como faço para contratar os serviços de gravação para telefonia da M2 Brasil?

Para contratar nossos serviços de gravação para URA, DISA e espera telefônica, você deve aceitar e concordar com as condições e procedimentos abaixo relacionados.

1.1- Ouça com atenção os modelos e exemplos de locução que estão em nosso site. Os locutores Marcelo C e Lara B - português, Alex - inglês nativo e Michel D - francês nativo - são os nossos profissionais contratados. Todas as amostras que estão em nosso site são de trabalhos concluídos gravados por eles, sem exceção.

1.2- Depois de optar pelo locutor, basta clicar em solicitar um orçamento .

Importante: se você foi encarregado de fazer uma cotação, assegure-se que a pessoa que vai aprovar a gravação também ouça as amostras de voz dos nossos locutores antes de solicitar a gravação, ou certifique-se que você terá a autonomia para aprovar sem interferência. Ressaltamos esta necessidade para evitar que, em processos de delegação mal feitos, outra(s) pessoa(s) deem palpites no serviço realizado sem terem sidos envolvidas no processo de contratação do locutor ou locutora. Uma vez aprovado e definido o locutor (a), uma solicitação de alteração do profissional será cobrada. Não enviamos "testes" gratuitos.



2 - Vocês fazem gravações gratuitas com o texto a ser gravado?

Não, somente gravamos amostras personalizadas (com o texto fornecido pelo cliente) no caso de orçamentos com valores acima de R$ 800,00 - se tal procedimento fizer parte da negociação. A qualidade, dicção, entonação e timbre da voz dos nossos locutores Marcelo C. e Lara B. deve ser avaliada em nosso site, onde podem ser feitas download dos seus "Demos" (áudios demonstrativos).

Nossos locutores são profissionais, e obviamente não teria como utilizarmos tempo de estúdio, técnico de gravação etc. para gravar amostras, que na verdade já existem no nosso site.


3 - Caso o cliente queira modificar o texto após a gravação, haverá custo adicional?

Sim. Neste caso será cobrado o valor adicional da regravação. Por isso, certifique-se que as pessoas com poder de decisão aprovem o texto e locutor antes da gravação, e não depois de gravado.

- Para textos pequenos, como pré atendimento por exemplo, caso haja alterações solicitadas após a gravação será cobrado o valor integral novamente.

- No caso de gravações com duração acima de dois minutos, o valor adicional será calculado de acordo com a proporção do retrabalho.

Nota.: assim como em qualquer outro setor de serviços, os retrabalhos podem ser evitados. No caso de regravações, o custo adicional envolve tempo de estúdio, locutor(a), editor, reenvio etc.

Lembramos que se você não concordar com estas condições, por favor não contrate nossos serviços ou entre em contato para que possamos analisar.


4- E se a pronúncia de alguma palavra estiver errada na gravação?

Se o locutor(a) errar, não terá custo de regravação desde que comunicado em até 2 dias úteis após o recebimento dos áudios no formato mp3. Após este prazo a regravação será cobrada. Assim, nossos processos de produção não sofrem atrasos.

Recomendamos informar a pronúncia de nomes no próprio texto a ser gravado. Ex.: o nome da empresa AZOZ - pronunciar "ÁZOZ" com ênfase no "A", e não AZÓZ. Assim podemos evitar retrabalhos.

A mesma regra se aplica a números de telefones ou de endereços:

telefone 2109-1161 - errado

telefone "vinte e um zero nove onze meia um" ou "dois um zero nove um um seis um" - correto
Ou seja: escreva da forma que deverá ser lida na locução.


5 - E quanto à música de fundo (trilha), posso escolher?

Sim. temos várias amostras nesta página do site. No entanto, recomendamos que nos deixe escolher aquela que mais combine com o perfil da sua empresa.


6 - Se não gostar da música, poderei trocar depois que receber os áudios para conferir?

Sim, sem nenhum custo adicional desde que comunicado em até 2 dias úteis da entrega das provas. Se desejar, pode inclusive nos enviar uma música da sua preferência para inserir na gravação.


7 - Porquê as trilhas (músicas) utilizadas devem ser livres de direitos autorais?

Você já ouviu falar no ECAD? O Escritório Central de Arrecadação? Pois eles podem taxar empresas que utilizam espera telefônica. Mas não com as nossas músicas, que são todas “brancas”, ou seja, isentas de cobrança de de direitos autorais pelo ECAD.


8 - Solicitei a gravação com voz masculina, mas o meu gestor quando ouviu solicitou que regravasse com locução feminina.

Neste caso, o valor da nova gravação também será cobrado, ou seja, você vai pagar as duas gravações - feminina e masculina.


9- E quanto a sotaque regional?

Nossos locutores gravam com sotaque neutro, padrão nacional. O mesmo utilizado em telejornais.

Em cada região brasileira há várias diferenças na fala e no padrão de voz. As entonações, ritmo, velocidade de fala fazem parte da cultura de cada local e forma o regionalismo, conhecido como sotaque.

Veja o que Reinaldo Polito - papa da linguística e da expressão verbal - tem a dizer sobre sotaque:

"Estamos tão acostumados a observar pessoas de outras regiões falando de uma maneira própria delas, que às vezes nos esquecemos de um detalhe curioso - todos nós falamos com sotaque, dependendo do lugar onde estivermos. Assim, para o paulista quem tem sotaque é o nordestino ou o gaúcho, enquanto que para o nordestino ou para o gaúcho quem tem sotaque é o paulista. Por exemplo, quando vou fazer palestras na região nordeste e me convidam para dar entrevistas nas emissoras de rádio ou de televisão, é muito comum me perguntarem: 'Professor, e o seu sutaque? Como o senhor trabalha seu problema de sutaque?' Sim, porque ali, naquela região, quem tem sotaque sou eu rsrsrs."
Fonte: www.reinaldopolito.com.br

Por estes motivos, enfatizamos novamente que antes de contratar um locutor você ouça com atenção as suas gravações publicadas, nas quais poderá avaliar se o sotaque está adequado para sua região.


10- Posso solicitar o tipo de entonação da locução?

Normalmente o locutor(a) decide de acordo com a sua experiência, avaliando o conteúdo do texto e o perfil da empresa do cliente. Mas se desejar, pode orientar que a entonação seja mais séria, mais alegre, tradicional etc., no momento da contratação.


11 - Em que momento as gravações são entregues?

A gravação para conferir se não existem erros da nossa parte, no formato mp3, é enviada no prazo combinado no momento da contratação.

12- A gravação final no formato da sua central PABX e a liberação para utilização são entregues após a confirmação do pagamento.

Obs.: no caso de parcelamento em duas vezes, o pagamento da segunda parcela deve ser realizado no ato da conferência dos áudios mp3, desde que esta aprovação não ultrapasse 2 dias úteis. Caso você não consiga aprovação neste prazo, o pagamento deve ser realizado e as alterações serão feitas posteriormente (sem custo se o erro for nosso, com custo se for erro do cliente ou alteração do texto). Importante: caso o pagamento não seja efetuado em até 2 dias úteis após o recebimento dos áudios no formato mp3 para conferir, haverá uma multa de 10% sobre o valor aprovado no orçamento. Após 10 dias úteis, a multa será de 30%.

13- Se depois de aprovar o orçamento e aceitar os termos e condições eu quiser cancelar a solicitação?

Se o locutor ainda não gravou o áudio, sua solicitação poderá ser cancelada sem custos. Uma vez gravado, você não poderá cancelar visto que o serviço já foi executado. Nesse caso não se aplica os direitos do consumidor, pois ao contratar você está ciente do que pode ou não ser alterado. Caso não concorde, por favor não contrate nossos serviços.

14- Vocês vendem equipamento? E as gravações, vocês instalam em nossa central Telefônica PABX?

Não. O nosso negócio é a criação e gravação das mensagens. Mas podemos orientá-lo quanto à aquisição de aparelho de espera com pen drive para conectar na entrada “música” da sua central PABX. Aliás, esta é a melhor solução, pois não tem limite de tempo para as mensagens, é mais fácil fazer a atualização e troca das mensagens, e o som é de alta qualidade.

Não instalamos os arquivos de áudio em sua central. Este procedimento é usualmente feito pelo TI da empresa ou pela empresa que presta manutenção ao seu PABX.


15 - O que é URA?

URA é a sigla de Unidade de Resposta Audível. Sabe aquela sequência de mensagens que você escuta quando liga para um banco ou operadora de telefonia? É isso. Estas mensagens são gravadas separadamente e inseridas num computador. Um software irá gerenciar e reproduzir cada uma das mensagens de acordo com as opções da pessoa que ligou para a empresa.


16 - Qual é a diferença entre pré atendimento, atendimento fora do horário e espera telefônica?

Pré atendimento é a primeira gravação que você ouve quando liga para uma empresa. É uma mensagem com uma breve saudação e indicação dos ramais internos. Ex.: “Obrigado por ligar para a Rede Globo de Televisão! Para falar com o Jornalismo, tecle 1. Produção do Fantástico, 2. Vídeo Show, 3 ... ou aguarde para ser atendido”.

Atendimento fora do horário, ou atendimento digital noturno é aquela mensagem que você ouve quando liga para uma empresa à noite ou nos finais de semana. Esta gravação normalmente informa os horários de atendimento, o endereço do site e os telefones de plantão

Espera telefônica (chamada em espera) é a gravação de mensagens informativas ou institucionais que a pessoa ouve enquanto é transferida para um determinado ramal, ou enquanto aguarda atendimento.


17 - Porque o som dos arquivos wav - que é o formato de áudio utilizado pela maioria das centrais pabx - é inferior ao mp3?

É simples. Quando falamos ao telefone, o som é transmitido em uma qualidade baixa de 8 kz. Por isso a gravação da voz da central precisa ser compatível com esse padrão. Nossas gravações são enviadas no formato mp3 – alta qualidade – para ouvir no computador e conferir, e depois enviamos em wav 8khz 16 bits mono para colocar na central. Se você ouvir estes arquivos no computador (wav), vai notar que a qualidade do som é inferior aos arquivos que você recebeu em mp3. Porém ouvindo no telefone, o som fica ótimo. Questão de compatibilidade!


18 - Qualquer locutora ou locutor pode gravar áudio para atendimento digital e espera telefônica?

Categoricamente não! Existem ótimos locutores publicitários que por vezes são contratados por produtoras não especializadas para gravar mensagens para espera telefônica. O resultado nunca é o que poderia ter sido se tivesse sido gravado por profissionais experientes nesta mídia.

Esta especialização - que garante os melhores resultados - inclui, além do timbre de voz, a interpretação, inflexão, harmonia com a música de fundo, e muitos outros fatores. Pequenos detalhes que fazem uma grande diferença.

Você já deve ter ouvido, principalmente em um certo padrão de locuções femininas, que muitas delas falam "rindo". Um riso forçado, que acaba comprometendo o resultado final, nunca atingindo o que tanto buscamos: passar credibilidade às mensagens. Ou seja, nunca contrate uma gravação baseado apenas na "voz"!

19 - Minha empresa está em Recife. Vocês podem me atender? (Recife é apenas um exemplo)

Claro que sim! Atendemos empresas em todo o Brasil e em vários outros países. Nossa estrutura e expertise permite que todo o atendimento e produção seja realizado por telefone, e-mail e internet. Fomos uma das primeiras empresas a operar utilizando todos os recursos online. Não se preocupe. Podemos lhe atender onde quer que sua empresa esteja instalada, tanto com gravações para telefonia quanto com produção de vídeo para sites e redes sociais.

NOSSOS CONTATOS

FIXO (48) 3365-3132
CELULAR E WHATS APP: (48) 99172-6132
GRUPO M2 BRASIL COMUNICAÇÃO -  Video and Audio Production Company

Centro Empresarial Costa Leste
Av. Pequeno Principe 1482 - Florianópolis - SC

Condomínio Conj. Comercial Paraíso
Av. Bernardino de Campos 98 - São Paulo - SP

Edifício JH Santos
Rua Ramiro Barcelos 1017 - Santa Cruz do Sul - RS

Voltar para o conteúdo